sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Aqui Doido Varrido Não Vai Pra Baixo do Tapete



"Onde está a loucura? Na gente ou nessa sociedade maluca que nos deixa à beira do precipício?"

Eis no excesso da loucura a sua peculiaridade.
Eis que hoje pensei sobre que mundo estamos construindo.
E que mundo desejo para os meus pacientes, para minha família, meus amigos, para a minha própria loucura... 
Eis que emerge uma aliança psicologia e arte ou talvez não uma aliança, mas uma concomitância.
Eis que as bijuterias, o kung fu, o desenho, as atividades manuais, a escrita, o árabe, a dança, a psicologia, a acrobacia aérea e a vontade de ser cabelereira se confundem em minha história.
Fazer do riso prática de vida.
Rir mais, pensar (racionalmente) menos.
A arte nos coloca em tensão; ou não.
Suportar a imprevisibilidade da vida.
Ética, moral; Promoção de saúde, prevenção de doença; Diálogo, comunicação;
O mundo anda estratificado, talvez mais que eu gostaria.
E eu me perco nesse mundo
Talvez me falte foco
Talvez seja o excesso
O mesmo excesso da loucura
Que me faz escrever e desejar tanta coisa junta
E não saber, também, na lista de desejos, por onde começar
Esse trabalho trouxe vida ao meu dia.
Victor, não tenho como agradecer pelo dia maravilhoso.
Espero mais parcerias assim, que cortem com "uma lâmina afiada minhas cômodas suposições".
Desejo mais trocas, mais tensões, mais vida para minha vida!
Esses momentos que nos fazem subverter nossa realidade tão endurecida.
De fato, o mundo anda muito louco.
Mas ter alguns outros loucos para partilhar a nossa loucura nos dá ar para respirar.

Rená, meu querido amigo, seu vídeo é maravilhoso, uma verdadeira obra-prima.
Sinto-me muito honrada pelo convite.
Sinto-me muito honrada de podermos partilhar nossas loucuras;
enquanto psicólogos, cineastas, produtores culturais, loucos e mais quem quiser se juntar!



"A maior riqueza do homem
é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam como sou - eu não aceito.

Não agüento ser apenas um sujeito que abre portas,
que puxa válvulas, que olha o relógio,
que compra pão às 6 horas da tarde,
que vai lá fora, que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc.

Perdoai
Mas eu preciso ser Outros.
Eu penso renovar o homem usando borboletas."
(Manoel de Barros)

2 comentários:

  1. Agradecido fico eu, o dia de ontem motivou a acreditar na comunicação, começo hoje a publicar o que já havia escrito, como dizia Foucault: Tudo tem um começo!(ou fui eu quem disse isso?!) Enfim... começo a publicar, é o que me importa agora.
    http://pensadorpsicoloko.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vc sempre consegue causar alguma forma de comoção em mim com seus textos. Dessa vez, senti um vazio.

    ResponderExcluir